Qual a distância que um paramotor pode voar?
Compartilhe
Essa é uma pergunta muito comum e muito difícil de responder também pois a distância que de um voo com paramotor depende de alguns fatores, como: vento, autonomia do motor e também o modelo da asa.
Vamos começar pelo vento e explicar o que ele interfere no voo, quando você vai escolher uma asa para comprar, provavelmente você irá ver a velocidade que aquela asa voa, porém, essa velocidade é em relação ao ar e não em relação ao chão, por exemplo, se o fabricante diz que uma determinada asa voa a 60 km/h e ela estiver contra um vento de 20km/h, ela voará a 40 km/h em relação ao solo, porém, se ela tiver indo na mesma direção do vento (vento de cauda) ela irá voar a 80 km/h. Por esse motivo, se você for fazer um voo mais longo não é aconselhado ir contra o vento pois a sua asa vai voar mais lenta do que ela voaria se estivesse com vento de cauda, quanto mais lento você voar, menor vai ser a distância que você vai conseguir atingir com um tanque de combustível
Quanto tempo um paramotor voa com tanque cheio?
O consumo de combustível e autonomia de voo variam de motor pra motor. Motores 2 tempo são os mais utilizados para a prática do paramotor no Brasil, entre eles existem vários modelos com autonomias diferentes, um dos motores mais usado hoje, é o motor nacional Red Fly Bolt Evoluccion 210cc. Esse motor bem regulado faz em media 4,8 lts/h (3h com o tanque de 14 litros cheio).
Praticamente a mesma altonomia do motor italiano da Vittorazi Moster 185cc.
Existem motores mais econômicos, como o motor da miniplane top 80. Esse motor nao é tão potente quanto os outros, tem apenas 80cc, porém na questão consumo de combustível esse motor tem uma vantagem enorme, com um consumo medio de 1,5 a 2,5 lts/h (7h com o tanque de 14litros cheio).
Melhor asa para voo de distância
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o que dita a velocidade de um paramotor não é a potência do motor e sim a asa, se você escolher uma asa muito lenta para fazer o voo de longas distâncias, o motor vai consumir todo o combustível e você não terá ido muito longe, porém um motor Miniplane Top 80 com asa rápida, não é a melhor combinação para voar por uma longa distância pois quanto mais rápida a asa, maior tem que ser a potência do motor para que o piloto consiga decolar e se manter voando sem perder altitude. A combinação perfeita para um voo de longa distância é uma asa rápida, um motor econômico e potente e um dia sem vento ou com o vento de cauda.
Record de voo mais longo de paramotor no Brasil
O recorde brasileiro de voo mais longo com paramotor é de Nildeon Almeida Melo. Ele voo por 796,10km, docolou de Natal RN às 6:44hs e pousou na Praia do Atalaia – Luis Correia/PI às 17:29hs. O voo teve dez horas e quarenta e cinco minutos de duração.